Renault 16 (1965-1979)

REVOLUCIONÁRIO


Em 1964 a Renault lançou os pormenores da sua nova berlina a qual seria lançada um ano mais tarde. Na sua categoria o Renault 16 era uma novidade tão grande como o Mini o havia sido 5 anos antes. A Renault estreara-se na tracção dianteira em 1960, com o R4, mas faltava-lhe o carisma do Mini.
O R16 era um conceito novo, que aproveitava para uma berlina familiar uma tracção dianteira.
A disposição do chassis do R16 abriu novos horizontes em termos de design, até então limitado pela configuração tradicional do motor montado a frente e tracção traseira.

O motor começou por ser um 4 cilindros com 1565cc e 55cv, veio no entanto a sofrer algumas alterações acabando por ficar com 70cv. Quanto à caixa de velocidades, tinha a particularidade de todas as quatro velocidades serem sincronizadas, mas mantinha o conceito do selector ser montado na coluna de direcção, uma solução tipicamente americana que veio a perder popularidade ao longo dos anos 60. Os travões eram de disco a frente e tambores atrás e a suspensão tinha barras de torção à frente e atrás.
Uma característica invulgar do R16 era a diferença entre os eixos, as rodas do lado esquerdo estavam afastadas 2,72m, mais 7cm do que as do lado direito. No entanto esta falha não alterou o comportamento do modelo, que atingia os 145km/h e possuía um alto nível de conforto.
No entanto apesar da sua boa performance aquilo que mais sobressaiu no R16 foi o novo estilo da carroçaria. Entre todas as berlinas familiares o R16 destacava-se, possuía uma aparência muito elegante, as seis janelas davam-lhe um ar leve e tinha cinco portas uma reservada a bagageira. Disposição esta que viria a ser o formato familiar mais popular em todo o mundo à excepção dos Estados Unidos.
O R16 foi assim um dos pioneiros em algumas soluções indispensáveis nos veículos de hoje em dia, como a particularidade dos bancos poderem avançar e recuar, ser dobrados ou até mesmo retirados para permitir uma completa gestão do espaço e assim uma grande variedade de possibilidades para transportar pessoas ou carga.
O Renault16, de 1965, foi um verdadeiro ponto de referência para o futuro.
O Renault16, de 1965, foi um verdadeiro ponto de referência para o futuro.
Tablier da 1ª série
Tablier da 1ª série
Evolução do tablier até à ultima série
Evolução do tablier até à ultima série
© 2004-2024 InterClássico. Todos os direitos reservados. Cookies