Morris 850 / Austin Seven

CATÁLOGO DE PROMOÇÃO
CATÁLOGO DE PROMOÇÃO

A situação da Industria Automóvel Britânica, nos anos pós-Guerra, sofria uma crise que parecia não ter fim. A solução seria aderir ao mito da Europa: O veículo popular. O problema seria o de criar um veículo inovador que vingasse no mercado conservador do Reino unido.
Em 1956, o Grupo BMC (que já possuía o Austin A30/35 e o Morris Minor-já com sinais de ousadia) contrata Sir. Alec Issigonis, dotado de uma intuição invejável para a mecânica automóvel e um grande sentido práctico dos
problemas.
Com ideias bastante definidas do seu projecto apresenta uma estética moderna, suspensão de rodas independentes, tracção dianteira e um motor "flat" de quatro cilindros. Mas este conceito foi considerado, por Lord Nunffield, demasiado ousado. Com certas decisões retidas, rápidamente cria um veículo, não muito distante da sua primeira aposta, de dimensões compactas, com capacidade para quatro lugares, suspensão de rodas independentes, tracção dianteira e com colocação do motor em posição transversal.
O protótipo rolante foi denominado de ADO 15 - de Austin Design Office - e foi recebido com uma grande surpresa e admiração! - Nunca se tinha visto nada assim!!!

A combinação da tracção dianteira com a implantação transversal do conjunto Motor - Caixa de velocidades, permitia aumentar para 80% a dimensão longitudinal reservada ao habitáculo. A carroçaria monobloco e as pequenas rodas de 10 polegadas reduziram a altura do solo, obtendo-se um baixíssimo centro de gravidade (Estabilidade direccional), e, as suspensões de rodas independentes utilizavam blocos de borracha.

Nos primeiros testes de estrada, o ADO 15 demonstrou que era um produto válido como conceito, como estética e como referência no comportamento dinâmmico. O veículo que fez os Test Drive tinha uma frente falsa desenvolvida pela equipe de testes, ficou conhecido como
"Orange Box".
Orange Box
Orange Box

Foi em Agosto de 1959 que o veículo foi apresentado, primeiro à imprensa e depois ao público, como
Morris 850 ou Austin 7.
Apresentação do Austin Seven
Apresentação do Austin Seven

De inicio não havia preparação comercial para este novo veículo, mas rapidamente conquistou
adeptos fervorosos e fiéis ao longo da sua carreira
No primeiro trimestre de 1959 saiam da linha de montagem aproximadamente 20.000 unidades e no
ano seguinte, 1960, o volume de produção subiu para as 116.000 unidades.
© 2004-2024 InterClássico. Todos os direitos reservados. Cookies